terça-feira, 1 de junho de 2010

ENXAQUECA,DOR DE CABEÇA, CEFALÉIA

O QUE É ENXAQUECA (DOR DE CABEÇA)

Enxaqueca é a síndrome periódica, constituída por dor de cabeça, geralmente sentida apenas de um lado, acompanhada ou não de náusea e vômito.

A enxaqueca, dor de cabeça, pode ou não ser acompanhada por aura (pontos brilhantes), que é um sintoma da enxaqueca, dor de cabeça, ficando em média 20 minutos.

Os pacientes acometidos por enxaqueca, dor de cabeça, que apresentam aura são a minoria, no máximo 15%.

A crise de enxaqueca, dor de cabeça, tem tempo variável. Em algumas pessoas a crise de enxaqueca dura 3 horas em outras alguns dias. A dor de cabeça pode ser muito forte, chegando a impossibilitar o paciente de ter suas atividades rotineiras, obrigando-o a ficar isolado em local silencioso e com pouca luminosidade.

Vários pacientes relatam que antes da crise de enxaqueca, dor de cabeça, sentem alteração no seu estado emocional, sentido depressão ou ansiedade, outros pacientes relatam vontade de comer doces em período anterior a crise de enxaqueca.

Cada enxaqueca tem a sua característica, mas a dor de cabeça intensa é a principal característica da enxaqueca.
CAUSAS (ETIOLOGIA) DA ENXAQUECA (DOR DE CABEÇA)

Não existe um consenso global quanto a causa exata da enxaqueca, dor de cabeça.

Sabe-se que a enxaqueca, dor de cabeça, ocorre devido disfunção, episódica, na liberação de substancias químicas inibitórias da sensação de dor, como a beta-endorfina e a serotonina. Estas substâncias inibitórias existem para que não sintamos dores desnecessárias, como por exemplo o roçar da roupa no nosso corpo.

No indivíduo com enxaqueca, há uma diminuição destas substâncias, então sentirá dor de cabeça intensa, mesmo com as funções normais (fisiológicas) do seu organismo. Por exemplo: a pulsação normal e natural nas artérias da cabeça, que é transmitida pelos nervos trigêmeos e occipitais para regiões cerebrais, será reconhecida como dor, durante as crises de enxaqueca e dor de cabeça, devido não ter ocorrido a devida inibição dessa sensação pelas substâncias inibitórias.

Porém o motivo exato destas alterações bioquímicas, causando a crise de enxaqueca, dor de cabeça, ainda não foi totalmente definido pela ciência.

ENXAQUECA, DOR DE CABEÇA E COLUNA

A porção superior da nossa coluna é muito delicada, tanto do ponto de vista da quantidade de nervos que se irradiam como de vasos que alimentam o cérebro (o sangue é o transporte do alimento).

Observe nas figuras ao lado, como os espaços entre vértebras são diminutos. A quantidade de nervos e vasos presentes nesta região é enorme. Qualquer alteração, compressão ou irritação em raizes nervosas, mesmo que de pequeno porte, acabam causando dor, que tanto pode ser apenas na região cervical (nuca) como ser dor de cabeça: cefaléia ou enxaqueca.

Mesmo uma leve espondilolistese (escorregamento latero-lateral) de alguma vértebra cervical pode resultar em dor de cabeça (cefaléia) ou enxaqueca, por muitos anos. Enquanto esta alteração vertebral não for corrigida, o paciente continua com as crises de enxaqueca ou dor de cabeça (cefaléia).

Qualquer anomalia ou desalinhamento que venha a comprimir algum nervo, ou mesmo obstruir, mesmo ligeiramente, a passagem do sangue nesta região delicada (cervical), pode acarretar em dor de cabeça (cefaléia) ou enxaqueca.

O Dr. Maitland (Vertebral Manipulation – Geoffrey Douglas Maitland) já realizava tratamento do que ele chamava “dor que simula enxaqueca” na década de 1960 com total sucesso. Antes dele, no final dos anos 1880, o Dr. Daniel David Palmer fundava a Quiropraxia, usando no tratamento de inúmeros distúrbios que, na época, nem se imaginava ter sua origem na coluna.

Leia mais sobre compravação científica no tratamento da enxaqueca ou cefaléia (dor de cabeça)


O FLUXO SANGUINEO ENCEFÁLICO E ENXAQUECA, DOR DE CABEÇA - HEMODINÂMICA ENCEFÁLICA

O fluxo sangüíneo cerebral permanece relativamente constante em todas as atividades da vida diária e no sono. Ele é determinado pela pressão de perfusão cerebral, que é a diferença entre a pressão arterial sistêmica e pressão venosa do seio sagital superior.

ENXAQUECA, DOR DE CABEÇA DEVIDO A RELAÇÃO SEXUAL

É a enxaqueca, dor de cabeça, presente após (ou durante) o coito (relação sexual), poderá afetar as mulheres, porém é mais comum em homens.

Este tipo de enxaqueca, dor de cabeça, ocorre devido a alterações hemodinâmicas (circulação do sangue) que acompanham as manobras de Valsalva que ocorrem nas relações sexuais e, principalmente, no orgasmo.

Manobra de Valsalva, geralmente, ocorre em exercícios isométricos com a glote fechada (não deixando o pulmão expelir o ar), acarretando aumento da pressão intra abdominal devido a contração do músculo diafragma e dos músculos abdominais. Isto resulta em diminuição do retorno do sangue venoso que volta para o coração (devido a contração do m. diafrágma). Além disso, aumentará a pressão suboccipital do seio cavernoso. Podendo afetar a circulação posterior para o cérebro.

SÍNDROMES CRANIOCERVICAL E ENXAQUECA (DOR DE CABEÇA)

A Síndrome Cervical escrita por Ruth Jackson foi publicado em 1956 descrevendo vários sintomas associados com as lesões ou malformações congênitas craniocervical afetando o cérebro e, desta forma, causando cefaléias (dores de cabeça ou enxaqueca), afetando negativamente a hemodinâmica cerebral em duas formas:

1) Por congestão no plexo venoso vertebral, causando redução na pressão de perfusão cerebral;

2) Pela congestão venosa e hipertensão arterial no seio cavernoso suboccipital, causando compressão das artérias vertebrais e diminuindo assim o posterior suprimento sanguíneo para o cérebro. Em muitos casos, a causa da isquemia da medula espinhal é desconhecida, embora estudos recentes sugerem que alguma dificuldade na drenagem venosa pode resultar em isquemia da medula espinhal. Apesar desta circulação ter sistema redundante (a natureza nos forneceu este sistema de segurança), o sistema de drenagem venosa da medula espinhal, é um sistema suscetível a ligeira compressão, e até mesmo uma ligeira elevação da pressão.

Além disso, foi demonstrado que curvatura anormal da coluna pode causar estenose funcional, e aumentar a pressão no plexo venoso vertegral, desta forma, levando a enxaqueca ou dor de cabeça (cefaléia).

A Síndrome Craniocervical, portanto, pode desempenhar um papel significativo na enxaqueca, dores de cabeça (cefaléia), assim como muitas outras doenças degenerativas do cérebro.
BIBLIOGRAFIA SOBRE ENXAQUECA ORIGINÁRIO NA COLUNA E CIRCULAÇÃO:

1) Arnautovic KI, Al-Mefty O, Pait TG, Krisht AF, Husain MM. The suboccipital cavernous sinus. Neurosurgical Focus1996 Dec. 1-17.
2) Bickerstaff ER: The basilar artery and migraine-epilepsy syndrome. Proc R Soc Med 55:167-69, 1962.
3) Caplan LR: Migraine and vertebrobasilar ischemia. Neurology 41:55-61,1991b
4) Zwetsloot CP Caekebeke JF, Jansen JC. Blood flow velocities in the vertebrobasilar system during migraine attacks-a transcranial Doppler study. Cephalgia 1992 Feb:12(1):29-32.
ALIMENTOS E ENXAQUECA (DOR DE CABEÇA)

De acordo com artigo da revista neurologia ( Barcelona),de maio 1996. Autores: R Leira; Rodriguez R.

"Alguns alimentos em nossa dieta podem desencadear ataques de enxaqueca, dor de cabeça em pessoas sensíveis, através de uma reação alérgica.
Substâncias presentes nos alimentos podem ser a causa de alterações no tônus vascular e trazer enxaqueca. Entre essas substâncias estão a tiramina, fenilalanina, aditivos alimentares (nitrato de sódio, glutamato monossódico, aspartame), queijo, frutas cítricas, banana, carne seca, produtos lácteos, cereais, feijão, cachorro quente, pizza, chá, cafeína, chocolate, vinho tinto, cerveja, uísque, destilados em alambiques de cobre. Outro motivo para a enxaqueca é a hipoglicemia."

Concordo caro leitor, que a lista de alimentos que possam desencadear enxaqueca, dor de cabeça é muito grande. Na minha opinião é mais prático tratar o indivíduo com predisposição à enxaqueca, dor de cabeça do que privá-lo de quase todos alimentos.

O tratamento da enxaqueca, dor de cabeça (cefaléia) executado neste consultório visa adaptar o corpo do paciente às inúmeras variáveis que a vida nos envolve, inclusive alimentação.
AVALIAÇÃO DA ENXAQUECA (DOR DE CABEÇA)

Para sabermos a causa da enxaqueca, dor de cabeça se faz necessário:

- avaliação minuciosa da coluna vertebral para detectar se a enxaqueca ou dor de cabeça (cefaléia) é originada em causa mecânica (enxaqueca de etiologia nas estruturas vertebrais) ou idiopática (que seria as disfunções bioquímicas).

- observação de membros e articulações do corpo. Como exemplo posso citar que algumas vezes é detectada diferença de comprimento das pernas, causando curvaturas patológicas na coluna, levando à alterações cervicais, que resultam em enxaqueca ou dor de cabeça (cefaléia).

Nesta avaliação inicial da enxaqueca será informado ao paciente qual dos dois tratamentos naturais necessita.
TRATAMENTOS DA ENXAQUECA E DOR DE CABEÇA (CEFALÉIA)

Dependendo da causa da enxaqueca, dor de cabeça, conforme parágrafo acima, será utilizado tratamento específico:

1)Para enxaqueca, dor de cabeça com causa na COLUNA ou HEMODINÂMICA:

A causa deste tipo de enxaqueca / dor de cabeça (cefaléia) é solucionada através de técnicas específicas de manobras na coluna como um todo. Nesta clínica usamos a junção das principais técnicas de ajustes vertebrais, que são : Quiropraxia + Osteopatia + RPG somadas à Acupuntura.

A soma destas técnicas consegue tirar a causa, tendo como resultado a cura da enxaqueca, dor de cabeça. Muitos pacientes, quando recebem esta explicação sobre enxaqueca, ficam perplexos, acham impossível uma alteração estrutural mínima na sua cervical, causar sua enxaqueca ou dor de cabeça (cefaléia). Somente após algumas sessões, sentindo os resultados iniciais, conseguem acreditar. O tratamento da enxaqueca ou da dor de cabeça (cefaléia) pode demorar vários meses para terminar, porém já após algumas semanas o paciente nota diminuição progressiva das dores de cabeça da cefaléia ou de todos sintomas da enxaqueca.

2) Para enxaqueca, dor de cabeça de causa bioquímica e alimentar (como citado acima é de causa idiopática):

Como a causa desta enxaqueca não é estrutural, seu tratamento consiste em sessões de Acupuntura específica para enxaqueca / dor de cabeça (cefaléia) e que pode ser com ou sem agulhas, o paciente escolhe este detalhe. A Acupuntura tem a função de fazer equilíbrio energético (a eletricidade do nosso corpo). Esta eletricidade é que controla todas as funções bioquímicas do nosso organismo. Como citado acima, a enxaqueca, dor de cabeça tem desequilíbrio bioquímico. A partir do momento que o organismo volta ao seu equilíbrio elétrico (que comanda a parte bioquímica) a enxaqueca deixa de existir.

Já conheci muitos pacientes que vieram me procurar desiludidos com a acupuntura, pois tentaram tratar a enxaqueca apenas com acupuntura em determinadas clínicas, porém sem resultados. TODOS estes pacientes tinham alterações na sua coluna, mesmo que mínimas.

A acupuntura é maravilhosa, porém quando a enxaqueca ou dor de cabeça (cefaléia) tem causa estrutural, apenas acupuntura não adianta, precisa a soma dos dois tratamentos, como citado no item 1 acima. Quando a enxaqueca for de origem bioquímica (alimentar) a acupuntura sistêmica oferece resultados incrivelmente maravilhosos.

Ao invés do paciente deixar de ingerir os alimentos causadores de enxaqueca, dor de cabeça, simplesmente fazemos o corpo do paciente não reagir negativamente à ingestão destes alimentos.

O corpo da pessoa deve estar apto a se alimentar normalmente, da mesma forma que muitas outras pessoas se alimentam, o paciente que sofria de enxaqueca passa também a poder comer o que preferir, sem se preocupar com a dor de cabeça.

Nosso corpo não funciona apenas com o fator químico-biológico, mas também com eletricidade. Esta energia eletrônica controla todas as outras funções e a Acupuntura controlando a energia, consegue comandar as funções do organismo.

Pela ótica da medicina tradicional Ocidental, explica-se que os estímulos da acupuntura na enxaqueca ou dor de cabeça (cefaléia) resultam na produção de:

- substâncias que agem sobre neurotransmissores e neuromediadores, restabelecendo o bom funcionamento das funções que estavam alteradas,

- corticóides naturais (fabricados pela supra renal do próprio paciente) com grande ação anti-inflamatória,

- analgésicos internos (os efeitos da Acupuntura são iguais aos da serotonina, neuromediador produzido em nosso cérebro).
DICAS SOBRE ENXAQUECA E DOR DE CABEÇA (CEFALÉIA)

A intenção destas dicas sobre enxaqueca tem a única intenção de ajudar a evitar situações que venha a desencadear a enxaqueca ou dor de cabeça (cefaléia). De forma alguma visa substituir o tratamento médico adequado.

1) A pimenta vermelha (Capsicum annum) para enxaqueca (dor de cabeça):

É um eficaz redutor da dor da enxaqueca, contém capsaicina, um composto que se crê bloqueador da transmissão de dor no nervo. De acordo com um estudo publicado em 1992 a revista,Cephalalgia, a dor e gravidade das cefaléias (dores de cabeça) ou enxaquecas foram reduzidas de forma significativa nos pacientes que receberam tratamentos tópicos de capsaicina por sete dias. Comprar ou fazer um bálsamo contendo Capsicum annum e massagear a região dolorida durante um ataque de enxaqueca. Sempre lembrando de consultar um médico qualificado se quiser experimentar este procedimento anti enxaqueca em casa, pois os efeitos secundários podem incluir queima na área de aplicação.

2) Hortelã (Mentha piperita) na enxaqueca (dor de cabeça):

Menta pode ser usada tanto interna como externamente para ajudar na diminuição da crise de enxaqueca. Contém mentol, que é um redutor da dor, e também reduz a náusea. De acordo com um estudo publicado em 1994 na revista Cephalalgia, Uma combinação de óleo essencial de hortelã-pimenta e etanol ou mesmo azeite extra virgem, reduz significativamente a sensibilidade às enxaquecas e dores de cabeça (cefaléias) em pacientes que aplicaram a solução tópica na testa. O ideal é executar este procedimento ao primeiro sinal de uma crise de enxaqueca, mas pode ser utilizado em qualquer momento do ataque. Outra forma de utilizar a hortelã-pimenta para enxaqueca é consumir chá de hortelã. Não é recomendado utilizar qualquer procedimento na crise de enxaqueca , dor de cabeça sem supervisão médica.

3) Gengibre (Zingiber officinale) para enxaqueca (dor de cabeça):

Uso comum no alívio de dor e náuseas, principalmente da enxaqueca e dor de cabeça (cefaléia). Embora haja pouca investigação científica sobre gengibre como um remédio natural para enxaquecas, foram realizados estudos de laboratório sobre a sua capacidade para reduzir a dor, e como um anti-inflamatório. Um estudo publicado em 2005 Journal of Medicinal Food afirma que um extrato feito a partir de raiz de gengibre é muito útil como anti-inflamatório. Também é conhecida por ajudar no alivio da crise de enxaqueca ou dor de cabeça (cefaléia). Recomenda-se comer uma colher de chá de raiz de Gengibre por dia, nos alimentos. Lembrando que em crises de enxaqueca deve-se procurar ajuda do seu médico.

COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS NOS TRATAMENTOS DA ENXAQUECA E DA DOR DE CABEÇA (CEFALÉIA):
QUIROPRAXIA E OSTEOPATIA NA ENXAQUECA E DOR DE CABEÇA (CEFALÉIA)

Alguns estudos, mostram resultados nos tratamentos com Quiropraxia. Um estudo da Northwestern College of Chiropractic, em Bloomington, Minnesota, comparou o tratamento com Quiropraxia com o uso de amitriptilina, um antidepressivo comumente usados para tratar enxaquecas. O estudo constatou que a Quiropraxia foi tão bem sucedida como a droga, porém sem os efeitos colaterais da mesma.
ESTATÍSTICA DE TRATAMENTO DE DORES DE CABEÇA (CEFALÉIA) E ENXAQUECA USANDO ACUPUNTURA

Em 123 casos de dor de cabeça severa observados, 105 obtiveram total recuperação ou efeito marcante, 11 obtiveram uma melhora e apenas 7 não conseguiram resultados significantes. Então o grau de efetividade foi de 94,3% (fonte:liaoning journal of traditional chinese medicine,11 1983). Existem vários outros estudos científicos comprovando a efetividade do tratamento com acupuntura nas dores de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário